TICS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

A TV e o Vídeo
O vídeo está umbilicalmente ligado à televisão e a um contexto de lazer, de entretenimento, que passa imperceptivelmente para a sala de aula. Vídeo, na cabeça dos alunos, significa descanso e não “aula”, o que modifica a postura, as expectativas em relação ao seu uso. Precisamos aproveitar essa expectativa positiva para atrair o aluno para os assuntos do nosso planejamento pedagógico. Mas, ao mesmo tempo, devemos saber estabelecer novas pontes entre o vídeo e as outras dinâmicas da aula.(MORAN,2000,p.36)

As crianças antes mesmo da inserção na escola, já passou por processos educativos, ambientes de humanização, que se difere da escolarização, pois está reduz o espaço educativo à instrução ( ler, escrever, contar,etc.), e com isso acaba negando a presença do educativo nos processos sociais.
Nesta perspectiva a própria a LDB ( Lei nº 9394/96) foi bastante objetiva em nesta questão, diz o art.1º., “ a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”.
Este dispositivo legal significa que o educativo não se restringe as instituições formais de ensino. Mas ocorre em qualquer espaço, na qual, trabalha-se com a formação de sujeitos de direitos, de culturas e de identidades. Compartilhando experiências e vivências. Pois é um ato coletivo de construção de saber.
As mídias eletrônicas, especialmente a TV e o vídeo, em qualquer ambiente que estejam inseridos, despertam na criança, mesmo antes de conhecer a linguagem formal nos processos de escolarização, o conhecer, o sentir, o imaginar, vendo , ouvindo, são verdadeiros processos educativos, que articulam o prazer e o conhecimento.
Referência
BRASIL. Ministério da educação. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília,1996. Disponível em: http://www.portal.mec.gov.br/. Acesso em: 16/ 03/ 2011.


MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000. P. 11-68.